Category:
Administração do Condomínio
A principal função do conselho fiscal no condomínio é fiscalizar as contas financeiras e emitir um parecer para a assembleia de condôminos sobre a aprovação ou reprovação das contas, com base na análise de balancetes, comprovativos e demais documentos financeiros.
O que faz o Conselho Fiscal do condomínio:
- Analisa as finanças. Examina todos os documentos financeiros do condomínio, como balancetes, comprovativos de pagamentos e notas fiscais.
- Emite pareceres. Após a análise, emite um parecer fundamentado sobre as contas do síndico, recomendando a aprovação ou reprovação.
- Garante a transparência. Atua como um órgão de fiscalização imparcial para garantir que a gestão financeira seja transparente para todos os condôminos.
- Auxilia na gestão. Funciona de forma complementar ao síndico, ajudando a prevenir erros e a assegurar uma boa administração.
O que o Conselho Fiscal não faz:
- Não aprova as contas. O conselho fiscal apenas emite um parecer; a decisão final sobre a aprovação ou reprovação das contas é da assembleia geral dos condôminos.
- Não toma decisões administrativas. Não pode impor ações ao síndico nem determinar o que ele deve ou não fazer, pois o seu papel é de fiscalização e não de gestão.
- Não tem poder de decisão financeira. Não pode alterar, aprovar ou reprovar o orçamento, nem decidir sobre investimentos sem a autorização da assembleia.