Pular para o conteúdo
Home » FAQs » Como diminuir o valor do condomínio?

Como diminuir o valor do condomínio?

Category: Administração do Condomínio

Diminuir o valor do condomínio é um desafio que exige uma análise minuciosa das finanças e a colaboração de todos. As despesas condominiais se concentram em poucas categorias, então é nelas que o síndico e os moradores devem focar para conseguir uma redução real.

Confira quatro ações que podem ser tomadas para diminuir o valor do condomínio:

1. Gestão financeira e de contratos

Entender para onde o dinheiro está indo. Analisar detalhadamente das contas do condomínio para identificar onde estão os maiores gastos. Em geral, a maior parte do valor do condomínio está nos custos com pessoal (funcionários, encargos trabalhistas, horas extras).

2. Redução de consumo

Gastos com água e energia elétrica costumam ser uma fatia considerável das despesas. Ações de conscientização e modernização podem gerar uma economia significativa.

3. Combate à inadimplência

Quando a inadimplência é alta, o condomínio perde dinheiro e a solução geralmente é aumentar o valor da taxa ou usar o fundo de reserva. O síndico e a administradora devem ter um plano de ação para cobrar os moradores em dívida de forma rápida e eficiente. Negociar acordos de pagamento pode ser uma forma de recuperar os valores devidos e manter as contas em dia.

4. Manutenção preventiva

Fazer manutenções preventivas em elevadores, bombas d’água, sistemas de segurança e impermeabilização é muito mais barato do que esperar que algo quebre e ter que arcar com um conserto de emergência ou uma obra cara.

Tag: Como diminuir o valor do condomínio