Pular para o conteúdo
Home » FAQs » Como atualizar a convenção do condomínio?

Como atualizar a convenção do condomínio?

Category: Administração do Condomínio

Para atualizar a convenção do condomínio convoque uma Assembleia Geral Extraordinária com a pauta específica da alteração, defina o processo com a ajuda de um advogado e reúna o voto favorável de dois terços (2/3) dos condôminos proprietários para aprovação. 

Em seguida, a convenção atualizada deve ser levada ao Cartório de Registro de Imóveis para ser averbada, garantindo a validade legal do novo documento para todos os terceiros. 

Passos para atualizar a convenção:

  1. Planeje a assembleia. O síndico deve sensibilizar os moradores sobre a necessidade de atualizar e disponibilizar a convenção para que apresentem sugestões antes da assembleia, que deve ser convocada com o objetivo claro de alterar a convenção. 
  2. Elabore a minuta. Com o apoio de um advogado, crie um rascunho (minuta) do novo documento, incorporando as sugestões que não contrariem a legislação e que se adequem às normas do condomínio. 
  3. Reúna as procurações. O condomínio pode conseguir procurações específicas dos proprietários que confirmem o quórum necessário para a votação. 
  4. Obtenha a aprovação de 2/3. Na assembleia, a mudança na convenção deve ser aprovada com o voto favorável de, no mínimo, dois terços dos condôminos proprietários. 
  5. Registre a convenção no cartório. Após a aprovação, o documento com as alterações deve ser levado ao Cartório de Registro de Imóveis para ser averbado. 

Por que atualizar a convenção é importante?

Manter a convenção atualizada é essencial para adequar as regras do condomínio às mudanças na legislação, às novas necessidades dos moradores e para evitar problemas jurídicos. 

Conte com assessoria especializada para atualizar a Convenção do seu Condomínio. Receba orçamento através desta página em nosso site.

Tag: Como atualizar a convenção do condomínio