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Quais os documentos para ser síndico?

Category: Síndico

Para tornar-se síndico de um condomínio, não existem pré-requisitos legais como diplomas ou atestados de antecedentes criminais. No entanto, a convenção e o regimento interno do condomínio podem estabelecer requisitos adicionais. 

É fundamental que o síndico eleito, sendo morador, esteja em dia com suas obrigações condominiais. 

Documentos e informações importantes para o síndico:

  • Convenção condominial e regimento interno. Esses documentos definem as regras e normas do condomínio. 
  • Extratos bancários e demonstrativos financeiros. Essenciais para entender a situação financeira do condomínio. 
  • Lista atualizada de moradores. Importante para a cobrança de taxas e comunicação. 
  • Apólices de seguro. Garantem a proteção do condomínio contra diversos riscos. 
  • Guias de recolhimento e pagamento de encargos sociais. Para comprovar a regularidade das obrigações trabalhistas e fiscais. 
  • Contratos de prestação de serviços. Para verificar as responsabilidades do condomínio com terceiros. 
  • Livro de atas e prestações de contas. Registram as decisões tomadas e a movimentação financeira do condomínio. 
  • Plantas do condomínio. Para auxiliar em questões de manutenção e obras. 
  • Certidões negativas de débitos. Para comprovar a regularidade do condomínio em relação a impostos e contribuições. 
  • Relatório de ações judiciais. Para identificar possíveis pendências legais do condomínio. 
  • CNPJ do condomínio. É o cadastro do condomínio na Receita Federal. 
  • Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. Garante a segurança do condomínio. 

Outras informações relevantes:

  • É importante que o síndico tenha conhecimento sobre administração, finanças e legislação condominial. 
  • Ter boas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal também é fundamental. 
  • A apresentação do síndico em assembleia pode incluir informações sobre seu apartamento (se for morador), profissão, tempo de condomínio, experiências relevantes e como pretende gerir o condomínio. 

Ao assumir o cargo, o síndico deve verificar todos esses documentos e informações para garantir uma gestão eficiente e transparente do condomínio, de acordo com especialistas em gestão condominial. 

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